sexta-feira, 22 de setembro de 2017

0

Gincana dos Talentos




História Bíblica: contar a história da Parábola da Dracma (Moeda) Perdida.
Versículo para memorizar:
“Felizes os que têm o coração puro, pois eles verão a Deus.” (Mateus 5:8)

Objetivo:
Entender a importância de Deus nas nossas vidas e como Ele tem cuidado de nós.

Você já perdeu alguma coisa importante? O que fez para encontrá-la? Procurou até achar ou a mamãe encontrou?
Certa vez, Jesus contou a história de uma mulher que tinha 10 moedas de prata. Naquela época, o noivo dava para a noiva várias moedas (chamadas de dracmas), que deveriam ser usadas como um enfeite na cabeça. Hoje em dia, o noivo dá um anel à noiva.
Aquela mulher deveria usar sempre o enfeite na cabeça. Mas um dia ela ficou desesperada, sabem por quê? Porque perdeu uma das moedas que havia ganhado do noivo, e começou a procurá-la. Aquela moeda era preciosa para ela, como a aliança de casamento da mamãe. O que a sua mamãe faria se perdesse a aliança?
A casa daquela mulher era muito escura, porque não tinha janelas, e a porta era pequena. Para encontrar a moeda, a mulher acendeu uma lamparina, varreu todo a casa e procurou com muito cuidado até encontrá-la.
O que você faz quando encontra alguma coisa que perdeu?
Sabe, a Bíblia diz que aquela mulher procurou tanto que, quando encontrou, ficou tão feliz, fez uma festa, chamou suas amigas e vizinhas e disse: “...Alegrai-vos comigo, porque encontrei a moeda que havia perdido” (Lucas 15:9).
Jesus contou esta história para nos ajudar a entender o quanto Ele nos ama. Nós somos mais preciosos para Jesus do que a moeda perdida para a mulher. Quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador e quando falamos do amor de Deus para alguém e a pessoa a ceita a Jesus, a Bíblia diz que até os anjos ficam felizes e fazem festa, como aquela mulher que achou a sua moeda.

Gincana de Talentos
Talento:
o talento de ouro ou prata era a unidade de moeda romana para grandes quantidades de dinheiro. Mas para facilitar o trabalho com as crianças pode-se usar as notas de papel.

Objetivo:
Incentivar as crianças a participarem da EBD, trabalhar o comportamento delas, incentivá-las a ter mais amor e zelo pelas coisas de Deus.

Como realizar:
A gincana é iniciada primeiramente contando-se a história da Parábola da Dracma Perdida.
Quando terminar de contar a história, pergunta-se quem gostaria de ganhar dracmas ou talentos nas aulas da BED.
Em seguida explica-se as regras para que eles possam entender como poderão participar.


Regra 1
  • Presença: 1 dracma
  • Lição Completa: 1 dracma
  • Comportamento: 1 dracma
  • Bíblia: 1 dracma
  • Oferta: 1 dracma
  • Visitante: 1 dracma
  • Novo Aluno: 5 dracmas
  • 10 dracmas = 1 talento

Regra 2
  • Entregar os envelopes com os nomes das crianças, mas não deixe que elas levem para casa, para evitar sumiço, perda, esquecimento, que rasguem...
  • O aluno poderá trocar 10 dracmas por 1 talento.
  • A criança que perder o novo aluno que levou para participar da EBD terá que devolver as 5 dracmas e pagar mais 5 dracmas, totalizando 10 dracmas ou 1 talento.

Feirinha de Talentos
Depois de um período, que dê para as crianças juntarem bastante, faça uma feira chamada de “Feirinha de Talentos” e entregue os envelopes para as crianças usarem suas dracmas e talentos para comprarem o que quiserem na feirinha.

Sugestões de premiação para troca das dracmas e talentos: Bíblias, DVDs, CDs, Jogos Bíblicos, Cadernos Decorados, Marcador de Página, Brinquedos, Livros, Revistas, Chocolates, Material Escolar, Bolos, Refrigerantes...

O envelope é só imprimir em preto e branco no papel mais grosso (cor bege).
As notas é só imprimir em preto e branco nos papéis coloridos (chamequinho folha A4):
Papel azul: 1 dracma
Papel salmão: 2 dracmas
Papel rosa: 5 dracmas
Papel amarelo: 1 talento



Acesso aos arquivos:












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderei assim que puder!
Tia Dani